Because Music is My Life: Magma - Kobaïa (1970)

Pesquisar

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Magma - Kobaïa (1970)



Eu fiquei pensando algum tempo sobre o que eu posso escrever sobre esse álbum. Cara, é complexo demais, quando eu ouvi eu fiquei sem palavras pra descrever a psicodelia e a orgia musical que é esse disco. Oh well, deixe-me contar um pouco sobre a banda antes de adentrar no álbum-itself.

O Magma é uma banda formada ali pelo final da década de 60, com a proposta de tocar rock progressivo (que era o principal viés da época, algumas das maiores bandas de prog surgiram nesse período). Ok, até agora nada de mais. A história das letras desse álbum da banda gira em torno da história de um povo em um planeta chamado Terra (lol) que estava em destruição e decadência, então o povo desse planeta resolveu migrar para outro planeta distante chamado Kobaïa, afim de fazer uma nova civilização. Só que nesse planeta ja existe um povo nativo chamado 'Kobaïans', que entra em conflito com os humanos. Um álbum conceitual, também nada de diferente.

Só que não basta tocar rock progressivo, eles tiveram que criar um idioma próprio para cantar nos discos. 'What the hell?' É isso ae, o lider da banda e baterista Crhistian Vander criou um idioma próprio chamado 'kobaïan'. Nos discos seguintes essa história se desenrola e etc, tudo cantadinho em kobaïan também.

Ok, falado a temática, vamos ao estilo único da banda. É uma mistura de blues com jazz com rock com eruditismo com somewhat que eu não sei definir, mas a banda sabe: eles chamam o seu som de Zeuhl, uma sub-variação do próprio rock progressivo. É um som absurdamente complexo de se ouvir, as vezes calmo, as vezes melancólico, as vezes intenso, as vezes feliz... ao meu ver, isso vai com as letras, que eu realmente não entendo pq eu n entendo bulhufas do tal de Kobaïan. :P

Esse não é um álbum fácil de se ouvir, e não é fácil gostar dele na primeira ouvida também. Mas para mim vale muito a pena, eu adoro esse álbum. :D

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário